O jogo do tato auxilia na percepção e sensibilidade através do contato direto com os objetos. Além de tudo isso, pode ser uma opção divertida para fazer com a família e passarem um tempo juntos!
Os conhecidos sentidos humanos são: paladar, audição, visão, olfato e o tato. Através deles conseguimos ter a nossa percepção do mundo, compreender os sabores, sons, tamanhos, temperaturas e outras informações importantes sobre o que há em nossa volta.
Quer saber como montar o jogo da tato, treinar seu sentido e ainda se divertir muito? Confira as dicas aqui com a gente!
Direto ao assunto
Benefícios do jogo do tato
Como dissemos ali em cima, o jogo do tato auxilia na percepção e sensibilidade mas, esses não são os únicos benefícios dessa deliciosa brincadeira. Confira mais alguns deles.
- Instigar a imaginação: o jogo do tato além de trabalhar a percepção, é uma ferramenta para trabalhar a imaginação das pessoas. Não só as crianças como também os adultos precisam colocar a imaginação para trabalhar e pensar no que pode estar escondido ali.
- Trabalhar a memória: além de ter imaginação para adivinhar o que esta ali dentro, a memória fica a todo vapor! Você costuma se lembrar de texturas? Temperaturas ou formas apenas tocando com as mãos? Essa é a hora de treinar.
- Concentração: a concentração é muito importante para adivinhar qual o objeto esta sendo escondido. Se concentrar e colocar todo seu foco no tato é o que manda a regra do jogo!
Mas sem muitas delongas vamos explicar como montar esse jogo e se divertir muito.
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Como montar o jogo do tato?
Existem diversas opções para fazer esse jogo, uma delas é utilizar uma caixa (uma caixa de sapato tem um tamanho ideal para a brincadeira). Outra forma, não necessita de caixa e precisa apenas utilizar uma venda no participante.
O objetivo é que o participante acerte qual o objeto ele está tocando, e claro, apenas tocando nele. Quando falamos que existem diversas opções para se fazer o jogo do tato, é porque não necessariamente precisa que o participante coloque as mãos, ele pode utilizar os pés ou outra parte do corpo que se sinta confortável.
Então anote algumas dicas de objetos que podem ser tocados
- leguminosas: são sempre boas para estimular a memória através da textura;
- frutos secos: um desafio que aposta na forma e não na textura ou temperatura do objeto;
- brinquedos: são ótimos para treinar a memória visual.
Não se apegue apenas nessas opções, se você vendar o participante o céu é o limite! Lembre-se sempre da segurança e de não quebrar a confiança de quem esta participando do jogo. Muitas vezes as pessoas tem fobias e outros medos e precisamos ter cuidados na hora de propor algo desse tipo, certo?
Quer compartilhar sua experiência com a gente?
Adoramos quando nosso queridos leitores compartilham com a gente as experiências feitas. Qualquer uma delas, não necessariamente o que leu aqui no blog, gostamos de aprender e sempre trocar conhecimentos. Então, se fizer o jogo do tato compartilhe com a gente!
Use nas redes sociais a hashtag “#UniversoMaker” e mande fotos, compartilhe o relato e o mais importante, se tiver mais dicas nos mande!
Ei, antes de sair, não se esquece de ativar a notificação de push e receber em primeira mão todos os nossos artigos.