Pop-it: Especialistas Apontam Propriedades Terapêuticas no Brinquedo

O pop-it virou febre neste último ano através do TikTok. Por suas propriedades calmantes, especialmente propriedades terapêuticas, especialistas apontam como uma alternativa para a ansiedade.

Em primeiro lugar, é importante estar atento aos aspectos e comportamentos infantis durante as atividades do dia-a-dia. Isso porque,  o advento da tecnologia e as medidas restritivas causadas pelo COVID-19,  são responsáveis por cerca de 36% do transtorno de ansiedade durante a infância.

Segundo pesquisa realizada pela USP – Universidade do Estado de São Paulo, uma em cada quatro crianças e adolescentes apresentou ansiedade e depressão durante a pandemia com níveis clínicos – ou seja, com necessidade de intervenção de especialistas.

Por isso, especialistas indicam que os pais e responsáveis busquem alternativas para essa condição, especialmente em relação à rotina infantil, desenvolvimento de atividades e brinquedos que podem possuir propriedades terapêuticas.

  A psicanalista Elizandra Souza aponta que: “Além da orientação profissional, a participação dos pais é muito importante para a reabilitação da criança. São eles que vão lidar com a criança dentro de casa e ajudá-la a sair desta condição o mais rápido possível “.

Dessa forma, é importante estar atento a novas tendências, como é o pop-it, um brinquedo da classe dos brinquedos calmantes que pode apresentar uma alternativa a ansiedade infantil.

Fique por dentro e saiba mais!!!

Direto ao assunto

O que é pop-it?

O brinquedo anti stress ou como é comumente chamado de pop-it, teve grande aceitação por parte das crianças. O brinquedo é de silicone e pode ser encontrado em diferentes formatos e tamanhos.

Dessa forma, o brinquedo faz parte de uma categoria de brinquedos chamada de fidget toy, que significa brinquedo de inquietação, em tradução literal.

Origem do pop-it

Apesar de ter sido criado em 1970, foi em 2021 que o brinquedo virou febre, isso por causa de um amistoso vídeo do TikTok onde uma carismática macaca brinca com o pop-it que teve milhões de acessos.

Segundo a BBC, a macaca se chama Gaitlyn Rae e pertence a Jessica, que vive  e trabalha numa fazenda localizada na Carolina do Norte, nos EUA.

Veja o vídeo a seguir:

https://www.tiktok.com/share/video/6972899543172123909?referer_url=https%3A%2F%2Frevistaforum.com.br%2F&referer_video_id=6974827219860360454&refer=embed

pop-it: propriedades terapêuticas do brinquedo

Em entrevista para a CNN, Marilene Kehdi, especialista em psicologia clínica, afirma: 

 “O pop-it tem sim uma função terapêutica, alivia o estresse, a ansiedade, acalma. E para as crianças, em especial, tem cores e texturas que estimulam a visualização tátil, o foco, já que são brinquedos que as crianças usam com as mãos e as deixam ocupadas e relaxadas”.

Além disso, a psicóloga exalta que a utilização do pop-it pode causar efeitos semelhantes para os adultos, uma vez que estimula as atividades sensoriais.

O brinquedo pode funcionar também como uma alternativa para a substituição das telas, uma vez que não faz barulho ou incomoda outras crianças.

A classe dos fidget toys ou até atividades mais manuais, como quebra-cabeças ou desenhar podem ajudar no desenvolvimento e alívio dos sintomas de ansiedade.

 “São eficientes para aliviar a tensão, o tédio e a absorção de crianças, além de proporcionar autocontrole e excesso das emoções, mas devem ser usados com moderação”, diz Ana Márcia Guimarães Alves, do Departamento Científico de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria.

A pandemia do COVID-19 e a ansiedade

A pandemia do COVID-19 facilitou o desenvolvimento da ansiedade em adultos e crianças. . A casa virou o ambiente de todas atividades, a transformando em um cenário de lazer, trabalho e educação.

Uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) nos meses de maio, junho e julho deste ano, 2021, revela que 80% da população brasileira tornou-se mais ansiosa na pandemia do novo coronavírus. A pesquisa, que ouviu 1.996 pessoas maiores de 18 anos de idade.

Fonte: UFMG

Estudo com adultos e crianças

Katherine Isbister, professora de Mídia Computacional da Universidade da Califórnia, nos EUA, estuda os benefícios dos brinquedos para a ansiedade no comportamento humano. Além disso, a professora apresentou um artigo  na revista “The Conversation” em maio deste ano, que “os fidget toys parecem ter usos práticos para adultos e crianças, especialmente em momentos de estresse”, escreveu.

Dessa forma, ela e e Julie Schweitzer, da UCSC, que estuda os efeitos de tarefas de concentração em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) criaram um espécie de “brinquedo inteligente”.

As pesquisadoras tinham como objetivo entender se um “brinquedo inteligente” é uma alternativa para acalmar e melhorar as habilidades calmantes das crianças. O brinquedo era uma bola para inquietação, que as crianças poderiam abraçar.

O brinquedo começa com um batimento cardíaco acelerado e então começa a ronronar feliz assim que é acalmada”, disse Isbister no artigo.

Nesse viés, segundo as pesquisadoras, os primeiros resultados foram promissores e já foram aplicados por desenvolvedores comerciais, com o intuito de criar um brinquedo interativo para crianças.

“Precisamos que a ciência avalie se esses dispositivos podem ajudar e como [ajudar]. O TDAH está associado a renda mais baixa, instabilidade no trabalho, maior abuso de substâncias e taxas de acidentes e muito mais”, disse Schweitzer.

Porém, ainda faltam dados definitivos que comprovem esta hipótese, segundo Isbister.

“Ainda não houve um estudo de pesquisa definitivo sobre o impacto desses brinquedos. Em uma pesquisa preliminar analisando o uso de bolas de estresse, alunos da sexta série que usaram esses brinquedos de agitação durante a instrução relataram de forma independente que sua atitude, atenção, habilidades de interação e interação com os colegas foram melhoradas”, disse.

Como detectar ansiedade na criança

É importante estar atento aos comportamentos infantis para concluir se a rotina da criança está adequada às suas necessidades.

Nesse sentido, especialistas recomendam que os pais e responsáveis se atentem a padrões de comportamentos que indicam estresse ou transtorno de ansiedades.

 Assim como os adultos, as crianças apresentam três graus de ansiedade: leve, demorada e grave.

Nos casos leves, pode-se perceber uma  boa socialização em relação à criança, entretanto em casos mais graves a criança já demonstra algum transtorno alimentar, de sono, dificuldade de socialização, adoece com frequência, não suporta o afastamento dos pais.

Por isso, recomenda-se a procura de profissionais como psicólogos, psiquiatras e neurologistas em casos mais graves, para desenvolver alternativas para a ansiedade infantil.

Como diminuir a ansiedade

A ansiedade pode se desenvolver a diversos fatores: como ambiente familiar estressante, exposição a ambientes estressantes,  acidentes e assim por diante.

Dessa forma, uma alternativa para diminuir a ansiedade é uma rotina equilibrada, com horários bem definidos para alimentação, lazer e trabalho.

A seguir, algumas dicas de como diminuir a ansiedade na infância.

  • Desenvolva os medos da criança;
  • Escute o que a criança está sentindo;
  • Pratique atividades recreativas e relaxantes;

Claro que essas atividades não tiram a necessidade de buscar ajuda de um especialista.

Universo Maker

Aqui no Universo Maker, adoramos brinquedos, brincadeiras, textos e até mesmo filmes que auxiliem na rotina infantil. Isso porque esses momentos são importantes para o desenvolvimento de aspectos como fala, criatividade e até mesmo imaginação.

Por isso, o UM prepara uma série de conteúdos exclusivos para crianças com o intuito de desenvolver os diversos aspectos infantis. 

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

Se você tem interesse em ter um pop-it e está ansioso por todos os benefícios desse brinquedo, acesse nossa loja e não perca tempo!

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *