De acordo com historiadores, o teatro de fantoches não é nada novo, muito pelo contrário, existem registros de suas apresentações há cerca de 3 mil anos. Os bonecos tinham a função de alegrar, comunicar ou até mesmo criticar a sociedade da época com tom satírico.
Com o passar do tempo a temática foi mudando, e o teatro de fantoches ficou focado no público infantil com temas, digamos menos ácidos. Para celebrar essa apresentação artística milenar, vamos mostrar como fazer um espetáculo de fantoches desde a confecção dos bonecos até o tema das histórias. Bora lá?!
Direto ao assunto
Passos para fazer o fantoche
Para fazer os fantoches de meia você vai precisar de:
- meia de sua preferência;
- retalhos de feltros com as cores ou com as estampas de sua preferência;
- tesoura comum;
- linha para costura, com a cor combinando com os materiais escolhidos;
- lã preta;
- pistola de cola quente;
- olhos móveis de plástico ou os modelos de olhos de sua preferência.
Agora vamos por a mão na massa.
- Corte o calcanhar da meia para criar as orelhas. Vire para o avesso;
- Costure as partes das orelhas, com o auxílio da agulha de mão e da linha para costura;
- Ainda pelo avesso, alinhave a ponta da meia e puxe, para franzir;
- Arremate a linha e corte-a. para enfeitar o seu fantoche, crie bigodes com a lã preta e costure, cole olhos e focinho. Corte a língua.
Esse é um dos tipos de fantoches que podem ser feitos para o teatro, tudo vai depender do tipo de história que será contada. Logo, use sua imaginação na hora na criação dos fantoches utilizes diversas cores e decorações.
Montagem do cenário
O cenário para o teatro de fantoches é o plano de fundo onde tudo vai acontecer, não precisa ser nada difícil de ser elaborado, mas sim, algo simples que fique bem bonito e de acordo com a história.
Para fazer o cenário você vai precisar de:
- caixa de papelão grande;
- tesoura;
- régua;
- tecido 1 metro;
- pistola de cola quente;
- decoração a sua escolha.
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Vamos para a montagem.
- abra a caixa de papelão e recorte as laterais, deixando somente o fundo;
- faça um retângulo na parte de cima da caixa de 12x8m, deixando 4 dedos para a borda da caixa;
- com a cola quente grude o tecido na parte de cima no retângulo;
- por fim, decore de acordo com o tema da história a ser contada.
Roteiro para o teatro de fantoches
Agora vem a melhor parte, a criação da história que será apresentada. Não é necessário reproduzir fielmente uma história famosa, pode até ser mais legal criar sua própria história junto com toda a família. Quem sabe não é possível falar de aliens e princesas ao mesmo tempo?!
Caso você queria escrever sua própria história, lembre-se das regrinhas, que é preciso ter um inicio, meio e fim bem amarrados, um personagem principal forte e outros personagens secundários para ajudar contextualizar a história.
Já se você gosta dos clássicos e prefere reproduzir boas histórias, aqui vão algumas para você inspirar-se e fazer teatro de fantoches.
- o rei leão;
- a bela adormecida;
- o mágico de Oz;
- história de uma margaria;
- peter pan na terra do nunca;
- os três porquinhos.
Grande parte destas peças citadas são um tanto quanto longas, mas a dica é fazer uma versão curta para deixar a criançada entretida e também, é claro, não cansar as mãozinhas dos atores.
A brincadeira com fantoches, além de fugir do convencional, estimula diversas habilidades nos pequenos, como a imaginação, já que vão criar histórias e também a coordenação motora, por conta do movimentos precisos que os bonecos devem ter.
Gosta de sempre colocar a mão na massa e inventar novas brincadeiras para fazer com os amigos e família? Então inscreva-se na newsletter Universo Maker e receba os melhores conteúdos em primeira mão.