Castelo de cartas, já fez?

Que tal juntar todo mundo e propor um castelo de cartas? Uma brincadeira, praticamente um desafio, tão antigo quanto montar quebra-cabeças e tão prazeroso quanto

Montar castelo de cartas exige coordenação e controle motor, paciência e o principal: muita concentração. é uma excelente opção para fazer naquele domingão tranquilo dentro de casa, ou para esquecer o vídeo-game e o celular por algumas horas… Por quê não?

Continue lendo esse artigo e saiba mais curiosidades sobre essa brincadeira milenar que tem divertido famílias no mundo tudo. Boa leitura!

Direto ao assunto

Brincadeira milenar?

Não exatamente, é mais uma força de expressão para dizer que se faz isso há muito tempo. Na verdade, não existe nenhum relato histórico, nenhum registro dizendo que em 1564 alguém foi lá e fez um baralho de cartas. Entretanto sabemos que os chineses, no século X, já tinham o seu baralho próprio, que era derivado de papel moeda.

Em meados de 1300, os árabes chegaram na Europa e com eles, baralhos de 22 caras, muito famosos, chamados de baralhos de tarots. O baralho que usamos hoje, aquele de 52 cartas, com naipes chamados de ouro, copas, espadas e paus, foi introduzido pelos franceses no século XVI.

Sabendo de tudo isso, não é difícil supor que em algum momento desses anos todos de baralho, pessoas tenham tentado fazer um castelo de cartas. Não é mesmo?

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Qual o maior castelo de cartas do mundo?

Não sabemos quem fez o primeiro, mas já sabemos quem fez o maior. Sim, registrado oficialmente no livro dos recordes (que vale muito a pena conhecer) o maior castelo é de um arquiteto norte-americano Bryan Berg.

Bryan Berg fez uma réplica de um hotel de luxo, The Venetian, um megacomplexo hoteleiro com 3 mil suítes localizado em Macau, cidade chinesa quase a Las Vegas do Oriente. Com uma quantia de 218.992 cartas ( 4 051 jogos de baralho) em 44 dias, ele conquistou o recorde mundial.

castelo de cartas

O arquiteto alcançou essa façanha após já ter quebrado o primeiro recorde mundial aos 17 anos, construindo uma torre de cartas de 4,67 metros de altura. Que coisa não? Se lendo tudo isso, você está pensando “eu quero”, acompanhe nosso passo a passo para dar seus primeiros passos de um recorde mundial.

Dicas para montar um castelo de cartas

  1. Dê preferência para baralho com cartas de papel: cartas de plástico tendem a ser mais leves e escorregadias, com isso elas podem deslizar umas nas outras com maior facilidade;
  2. baralho sem cartas amassadas é sempre melhor: não precisa ser novo, mas cartas que já estão amassadas ou com aquelas pontinhas dobradas, chamadas popularmente de “orelhas”, dificultam na hora de encostar as bases superiores do triângulo;
  3. uma superfície reta para erguer seu castelo: dá pra montar em cima da cama? Sim, mas as chances dele cair antes de você tirar a foto, são enormes;
  4. calma e concentração: sempre. Montar castelo de cartas é para trabalhar a ansiedade, respirar fundo, quase como cuidar das plantinhas no jardim, tudo com calma, sempre.

No geral não existe uma receita de sucesso para chegar no livro dos recordes, você pode começar com um pequeno castelinho e ir aumentando, você pode já pensar num projeto grande e fazer uma base imensa e ir subindo aos poucos. Enfim, o melhor jeito é você quem irá encontrar.

Finalizando o seu, manda as fotos pra gente aqui nos comentários. Se aparecer no livro dos recordes, avisa a gente da mesma forma! E antes de começar o seu, ative ali a notificação de push e sempre que tivermos algo novo, você receberá em primeira mão!

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *