Entenda a Importância da Cultura Maker na Liderança!

Imaginar, criar, testar e inovar – estes são os pilares do movimento maker. Em um mundo cada vez mais tecnológico e moderno, a Cultura Maker na liderança se torna um diferencial nas grandes empresas que sabem como utilizá-la e uma necessidade para se adequar ao futuro.

A tecnologia faz parte de nossas vidas, de forma que passamos muito do nosso dia conectados e contamos com ela para realizar diversas atividades do cotidiano. Afinal, nos locomover, pedir comida, fazer compras…tudo se tornou mais fácil com as inovações tecnológicas.

Contudo, para que haja inovações, é preciso ter todo um time pensando nisso dentro das empresas. Por isso, inserir a Cultura Maker na liderança de equipes e departamentos se torna um diferencial – uma vez que ela sempre traz ideias, hipóteses, testes e inovações.

Quer saber mais sobre a Cultura Maker na liderança e como as habilidades são desenvolvidas desde cedo? Então fique com o Universo Maker e embarque nessa jornada! Boa leitura!

cultura maker na liderança

Direto ao assunto

O que é a Cultura Maker?

Cultura Maker é o Movimento que propõe descobrir, pensar, criar, experimentar e inovar usando situações e ferramentas do dia a dia. 

Trata-se de uma vertente do Movimento Maker, que surgiu com a intenção de realizar reparos e modificações sem sair de casa, com itens que você já possuía e que poderiam ser reaproveitados – sem a necessidade de assistência técnica.

Por isso, a Cultura Maker leva muito do lema “Faça você mesmo” – ou, do inglês, “Do it yourself”.

Assim, é a cultura que estimula as pessoas de diferentes idades e localidades a pensarem em problemas do seu dia a dia e em soluções para eles, as quais eles podem realizar. Dessa forma, a criatividade para a resolução deles é essencial, desde o começo até o fim do projeto.

Então, a Cultura Maker é de todos e para todos, uma vez que também beneficia outras pessoas! 

A Cultura Maker na liderança e na equipe

A Cultura Maker não propõe apenas soluções para os problemas, mas também estimula o desenvolvimento de projetos em equipes, para que cada vez mais pessoas criem e inovem. Assim, quanto mais pessoas em um time, mais ideias e inovações serão propostas.

Afinal, cada integrante é diferente, com histórias diferentes e visões distintas. Isso acaba por gerar diferentes pontos de vista e abordagens para a solução de um mesmo problema.

Segundo Ricardo Cavallini, fundador da consultoria Maker, autor de seis livros e criador da primeira agência digital do Brasil, a Vizio, além de professor da Singularity e embaixador do MIT Sloan Management Review ,em entrevista para a Forbes:

“Basicamente, estamos falando de uma comunidade que tem usado as novas tecnologias para criar novas soluções. Por que isso é relevante para liderança? Por exemplo, colaboração é uma coisa muito forte na cultura maker e que para as empresas hoje é fundamental. Também tem outras questões como prototipagem, que tem muito a ver com entregar rápido, fazer MVPs (Minimum Viable Product) e tudo mais. A diversidade e a multidisciplinaridade são muito presentes na cultura maker e cada vez mais relevante nas empresas, não só pela questão social, mas também pela questão de inovação. Ter pessoas com  histórico de vida diferente, com visões de mundo diferentes, é fundamental para inovar.”

Ou seja, uma equipe disposta a pensar, criar, formular hipóteses e testar é essencial para que cada vez mais inovações surjam nos mercados!

A importância da inovação tecnológica

As tecnologias que nos servem hoje podem não atender às nossas necessidades de amanhã. Além disso, tudo pode ser melhorado. A cada inovação, novas ferramentas que muitas vezes não precisávamos antes passam a ser necessárias.

O fato é que tudo muda muito rápido, e nossas vidas nunca são as mesmas do ano passado, por exemplo. Por isso, as empresas precisam de inovações rápidas, que acompanhem as necessidades e rotinas da população.

Afinal, não se pode passar anos trabalhando em uma solução para o agora, pois ela já não será necessária quando sair.

As tecnologias mudam muito rápido, nossas vidas mudam muito rápido, e as empresas precisam de pessoas que pensem, criem e encontrem soluções rápidas e eficientes para suprir a demanda e a necessidade.

Cultura Maker desde cedo

Se adequar à Cultura Maker não acontece do dia para a noite, e não são todos os adultos que conseguem desenvolver todas as habilidades necessárias, por conta da falta de uma base e estímulo enquanto novos. 

Afinal, algumas habilidades devem ser desenvolvidas desde cedo, pois além de serem a base dessa cultura, são mais fáceis de serem criadas nas crianças!

Por isso, inserir seu filho na Cultura Maker desde pequeno é fundamental para que as habilidades sejam cada vez mais desenvolvidas, além de facilitarem a obtenção de empregos em equipes e lideranças com a proposta da Cultura Maker.

Dessa maneira, as habilidades já estarão bem desenvolvidas e consolidadas, sejam elas individuais ou coletivas, o que irá garantir um maior desempenho e aproveitamento por sua parte!

Então, desde pequena, a criança desenvolve habilidades como criatividade e imaginação, protagonismo, colaboração e coletividade, além de ajudar o desenvolvimento socioemocional da criança.

Como o Universo Maker ajuda nessa missão?

Deu para perceber que inserir a Cultura Maker no cotidiano de seu filho é essencial não apenas para o desenvolvimento de diversas habilidades, mas para abrir portas em seu futuro também, não é?

E o melhor: a Cultura Maker pode se fazer presente em diversas áreas da vida do pequeno, sobretudo em uma que eles adoram: nas brincadeiras.

Ao criarem seus próprios jogos e brinquedos, a criança consegue se expressar e deixar tudo com a sua cara! Sua decoração, suas cores preferidas. A criança se vê em sua criação e se sente a estrela de suas brincadeiras.

E essa é a proposta principal do Universo Maker! Através de diversos kits para você e seu filho montarem, é possível inserir cada vez mais a Cultura Maker na vida das crianças!

Assim, ele aprende a criar, pensar, imaginar e se divertir!

Venha conferir todos os jogos e brinquedos que o Universo Maker tem para seu filho, e veja o mais recomendado para cada idade! Não fique de fora dessa!

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *