Ícone do site Universo Maker

Como Ensinar Sustentabilidade Para as Crianças? Confira Dicas Para Tornar Esse Momento Mais Divertido!

ensinar sustentabilidade para as crianças

Ensinar sustentabilidade para as crianças é mais fácil do que muitas famílias imaginam. Esse despertar da consciência e da importância das nossas atitudes com o planeta será decisivo para o nosso futuro – e a família é parte fundamental para passar isso aos pequenos.

Sendo assim, o ensino sobre o descarte de lixo, alimentação e reciclagem são iniciativas que ajudam as crianças a construírem um melhor entendimento sobre o meio ambiente. Portanto, essa construção reflete na mudança de atitude e comportamento, tornando os filhos seres conscientes.

Prepare-se para mais uma viagem inspiradora. Confira nesse artigo hábitos que podem mudar o futuro do planeta e dos nossos pequenos!

Direto ao assunto

O que é sustentabilidade e a qual é a sua importância?

A sustentabilidade nada mais é do que a saúde do nosso planeta. Portanto, ser sustentável é ser consciente em nossos atos, nos consumos diários, etc. Ou seja, trata-se de utilizar os materiais e seus recursos de forma consciente, sem afetar o meio ambiente, cuidando para que os desperdícios não aconteçam.

A importância de preservar os recursos é para que o uso não acarrete no seu esgotamento, para que assim possam ser usados por gerações futuras.

Como ensinar sustentabilidade para as crianças?

Comece ensinando o conceito da responsabilidade. As crianças precisam entender que cada ato tem sua consequência. Os pequenos costumam não ter noção de continuidade e, de forma geral, não medem suas ações. Explique de uma forma acessível e simples.

Hoje existem diversas opções de programas infantis, tanto na televisão quanto nos serviços de streaming, como o Netflix, que tratam de forma didática sobre os cuidados com o meio ambiente. Se não possuir acesso a esses serviços, o Youtube também tem uma infinidade de vídeos que podem ser utilizados na hora de ensinar educação ambiental para o seu filho.

Ensinar sustentabilidade para as crianças é mais fácil do imaginamos. Existem diversas maneiras de aplicar a sustentabilidade no dia a dia, a fim de que os pequenos adquiram hábitos sustentáveis. Separamos algumas dicas para vocês. Vamos conferir?

Aplicando a sustentabilidade no dia a dia da família:

Quer aprender a fabricar brinquedos com materiais recicláveis? Confira essas ideias

Depois dessa viagem na galáxia da sustentabilidade, a família já tem na ponta da língua como aplicar a sustentabilidade no dia a dia e até pode passar dicas para quem ainda não conhece sobre o assunto.

Ficou curioso para conhecer mais assuntos do Universo faça você mesmo ou quer mais dicas sustentáveis para a família? Assine a nossa newsletter e receba sempre artigos que vão mudar a rotina da sua família. Aproveite para nos seguir nas redes sociais.

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]
Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas