Guia Completo para Tornar o Isolamento Social Mais Fácil Para Crianças

Desde março, nossas vidas e rotinas viraram de cabeça para baixo. Não tem mais encontros, festas, abraços e beijos, tudo mudou tão de repente. Bom, e se isso foi difícil para os adultos, imagine para as crianças que, de uma hora para outra, deixaram de poder brincar com seus amigos. Pensando nisso, criamos um guia para tornar o isolamento social mais fácil para as crianças.

É claro que neste guia, tanto os pais quanto as crianças saem ganhando, afinal você, papai ou mamãe, já não sabe mais o que fazer ou inventar para entreter seu filho, que certamente já está entediado de tanto ficar em casa. Neste pequeno manual, você encontra brincadeiras, atividades e muito mais para tornar essa fase o mais leve possível e também, estreitar os laços familiares. Boa leitura!

Isolamento Social Mais Fácil Para Crianças

Direto ao assunto

Primeiro uma conversa rápida

Apesar de estarmos passando por esse momento tão difícil, alguns pais decidem poupar os filhos de entender a situação e não falar abertamente sobre o porque de todos, de repente, estarem em casa.

Bom, esse não é o melhor caminho, de uma maneira simples e didática, é possível explicar a importância de ficar em casa até mesmo para a proteção da saúde da própria criança, as maneiras corretas de higienização e como se comportar nos ambientes fora de casa.

Desta forma, converse com seu filho sobre esse momento, seja brando e tranquilo até que todas as informações sejam assimiladas.

Dicas para tornar o isolamento social mais fácil para crianças

A seguir, você encontra ótimas dicas para colocar em prática com os pequenos e levar esse período de um jeito bem mais tranquilo.

Crie uma rotina

Antes da pandemia, seus filhos certamente tinham uma rotina. Iam para escola, almoçavam e jantavam no mesmo horário, faziam atividades em certos dias da semana e assim por diante.

É bom que isso seja mantido durante o isolamento social, por que se isso não acontecer você verá crianças correndo enlouquecidas pela casa. A rotina pode ser feita com coisas muito simples, por exemplo, todos os dias eles tem que fazer uma atividade doméstica, tipo lavar a louça, recolher a roupa, arrumar a cama, etc. Além de criar senso de responsabilidade, mantém a rotina que foi tirada em um estalar de dedos.

Exercícios físicos

Imagina a quantidade de adrenalina que tem nesses pequenos corpos, guardada sem poder explodir nas atividades que antes faziam com os amigos? Por isso, é bom colocar tudo isso para fora de uma maneira divertida e até você, papai e mamãe, aproveita para fazer uma atividade física que não fazia há algum tempo.

É bem simples, arraste os móveis da sala ou vá para o quintal, faça pequenos obstáculos que devem ser desviados, voleibol com bexiga, futebol de meia e outros esportes adaptados, neste caso, o que vale mesmo é a criatividade e colocar as crianças para gastar energia.

Volte a ser criança

Certamente sua infância foi recheada de boas brincadeiras que estão marcadas na sua memória, não é mesmo? Então, que tal sugerir algumas delas para os seus filhos? Essa é uma boa chance deles conhecerem brincadeiras antigas, que hoje em dia nem são mais praticadas e foram substituídas por jogos online.

Então brinque de amarelinha, pique-esconde, cabra-cega, pega-pega, pião e tudo que você e seus filhos tem direito. É incrível, pois boas histórias serão relembradas e novas serão traçadas com a nova geração, que podem até dar um novo jeito de brincar.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Incentive novos hábitos

Estamos cansados de ver manchetes, em todos os lugares, de que a nova geração é digital. Bem, isso é a mais pura verdade, afinal, é para esse caminho que a humanidade está trilhando, mas ainda assim é possível inserir outros hábitos no dia a dia desta galerinha, ainda mais em período de isolamento.

Que tal oferecer um livro para ler ou incentivar que eles pintem um quadro? Essas são apenas algumas ideias que podem ser postas em pratica para tirar seus filhos da mesmice e talvez descobrir um novo hobbie.

Tire um tempo com eles

Este tempo pode ser qualquer coisa, mas qualquer coisa mesmo, como tomar um café da tarde, fazer um piquenique na sala ou até mesmo, uma noite de acampamento na sala. Aproveite esses momentos para conversar com eles, entender como eles se sentem durante esse período. Isso vai ser uma grande oportunidade de estreitar os laços e todos vão ficar mais unidos no final.

Sim, sabemos que não está sendo moleza para ninguém, ainda mais para os pais que precisam cumprir dupla jornada, mas adaptando a rotina e implantando novo hábitos, tudo pode ficar melhor para a família toda.

Curtiu o guia para tornar o isolamento social mais fácil para crianças? Então, inscreva-se na newsletter Universo Maker e receba todas as novidades do nosso blog semanalmente.

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *