Aprenda a Fazer 4 Jogos Educativos para Brincar Com as Crianças

Jogos educativos são sempre ótimos independente da idade da criança, afinal, eles podem ser utilizados como instrumento de aprendizagem e ajudam no desenvolvimento da criança sob as perspectivas criativas. Por isso, praticar os jogos no dia a dia pode ajudar a criança dentro de casa e em diversos ambientes.

Neste artigo, você encontra 4 ótimos jogos educativos para por em prática junto com a criançada e ainda divertir todo mundo. Então prepare-se, fique com a gente até o final e aprenda os melhores jogos. Boa leitura!

Jogos Educativos

Direto ao assunto

Montando palavras

Este jogo é super simples, mas ótimo para estimular o aprendizado das crianças que estão em processo de alfabetização e também a criatividade das mais velhas. Basicamente, o jogo consiste em juntar as letras do alfabeto que estarão embaralhadas, em palavras ou até mesmo em frases.

É possível brincar de montar palavras em time ou sozinho, desta forma, a pessoa ou time que conseguir montar mais frases ou palavras em um determinado tempo é o campeão.

Para fazer esse jogo você vai precisar de 26 tampinhas de refrigerante (número de letras do alfabeto), 1 folha de EVA, cola bastão, caneta de CD e tesoura sem ponta.

Primeiro, é preciso desenhar em todo EVA as letras do alfabeto, após isso corte e venha com a cola quente fixando em todas as tampinhas. Deixe esfriar por um tempinho e comece a rodada do jogo.

Jogo da memória

Todos os dias somos bombardeados de informações e isso independe da idade, afinal, as crianças estão tão acostumadas a ficar nos meios digitais que essa avalanche de mensagens chegam para eles a todo o momento. No entanto, essa grande exposição faz com que nossa memória fique um pouco fraca, já que tem de trabalhar muito para se manter ativa e nada melhor que um jogo da memória para dar uma ajudinha.

Neste jogo, todas as cartas estarão viradas para baixo, o jogador deve escolher duas e ver se as figuras são iguais se encontrar ponto para ele, caso não encontre deve prestar atenção na jogada dos demais participantes e memorizar para encontrar os demais pares.

Para fazer o jogo da memória é preciso de algumas caixinhas de leite, a quantidade vai depender de quantas imagens vão ser colocadas no jogo, folhas sulfite, tesoura sem ponta, lápis de cor e cola bastão.

Primeiro, desenhe duas imagens iguais na folha sulfite, pode ser qualquer coisa: coração, arvore, mesa, cachorro. Em seguida recorte as imagens e cole no recorte da caixa de leite. Tudo pronto é só começar a jogar.

Caça palavras

Você sabia que esse jogo vem de muito, mas muito tempo atrás? Com origem no antigo Egito, o passatempo de descobrir palavras e cruzá-las em sentido vertical ou horizontal foi modernizado pelo jornalista do New York Times Arthur Wynne, em 1913.

Aqui a ideia é bem simples, existem diversos modelos para serem baixados e impressos na internet, mas também é possível fazer tudo manualmente. Se você optar por fazer sozinho, é só ter em mãos uma folha sulfite, escrever as palavras que devem ser encontradas no quadrinho e espalhar letras aleatórias ao redor das palavras.

Que som é esse?

De todos os jogos da lista, esse é o único que não precisa de materiais para ser jogado, mas é necessário que o participante esteja com seus sentidos, principalmente a audição em alerta.

É possível que esse jogo seja feito em equipe ou individualmente, dependendo da quantidade de participantes. Basicamente um dos participantes deve ser vendado enquanto tenta adivinhar diversos sons ao seu redor, no máximo 5, a pessoa ou equipe que acertar mais sons durante as rodadas.

Fazer as atividades com as crianças, é uma ótima oportunidade de ver o desenvolvimento dos seus filhos de perto, além de ser uma boa opção de jogos para fazer a tarde junto com a família.

Gostou das dicas de jogos? Então compartilhe esse artigo nas suas redes sociais com a hashtag “#ViNoUniversoMaker”.

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *