Universo Maker Indica: Poemas Para Ajudar na Alfabetização Infantil

Os poemas para ajudar na alfabetização infantil são grandes aliados das famílias, vocês sabiam? Trabalhar com os poemas em casa ou na escola é de suma importância, sendo eles ferramentas necessárias para aproximar a linguagem à vida das crianças.

Muitos pequenos apresentam dificuldades na alfabetização, o que, na maioria das vezes, diz muito sobre o contexto escolar e familiar. Essas dificuldades podem ser ocasionadas por diversos fatores, que precisam ser estudados com individualidade. Sendo assim, mostraremos como a poesia é capaz de auxiliar na alfabetização.

Para alfabetizar as crianças, os poemas revelam a beleza e a diversão de brincar com as palavras, com o lúdico e os pensamentos. Por isso, vamos despertar nesse momento o poeta que existe em cada um de nós, brincando com as palavras e letras. Que tal uma viagem no planeta dos poemas?

Decolando em 3, 2, 1, 0 🚀🪐

 Poemas Para Ajudar na Alfabetização Infantil

Direto ao assunto

As dificuldades no processo da alfabetização infantil

Existem diversas razões pelas quais uma criança pode apresentar dificuldades no aprendizado, como por exemplo os fatores ligados ao contexto familiar e escolar podem influenciar muito.

Porém, é comum que as crianças tenham dificuldades com a leitura devido ao processo de decorar as palavras e compreender a linguagem. Outras crianças tem dificuldade em escrever e soletrar, impedindo a fluência esperada para a idade.

Geralmente essas dificuldades também estão ligadas a outros fatores como, por exemplo, a consciência fonológica, a memória de curto prazo e a velocidade verbal de processamento. Portanto, abriremos mais uma porta para alfabetização dos pequenos. Confira!

Trabalhar com poesia na alfabetização

A leitura certa pode acelerar o processo de aprendizado da linguagem, bem como pode ajudar a desenvolver as habilidades de escrita. Por isso, os poemas para ajudar na alfabetização infantil são tão importantes.

Embora nem todos os poemas façam uma rima, eles são eficazes para ajudar a desenvolver essas habilidades linguísticas. Portanto, rimar aumenta a percepção dos fonemas, ou seja, o som que compõe as palavras, como acontece nas famosas marchinhas de carnaval, por exemplo.

As palavras individuais na poesia oferecem para as crianças momentos de oportunidade para deixar na ponta da língua suas habilidades de linguagem oral e escrita. Sendo assim, a jornada fica muito mais eficaz e divertida!

Contudo, é importante que as poesias infantis transmitam às crianças sensações da sensibilidade, dos sonhos, do despertar de uma idade feliz, da ternura, de objetos lúdicos, de brincar de faz de conta, de conhecer um mundo magico. Esta é a grandeza da poesia, sentir e aprender com ela.

Poemas para ajudar na alfabetização infantil

A poesia contribui no desenvolvimento intelectual e também no desenvolvimento das crianças como seres humanos. Portanto, proporciona um jogo com as palavras. As crianças costumam adorá-las, ainda mais quando inseridos em atividades de alfabetização, como é o caso.

Confira abaixo 4 poemas que podem te auxiliar e divertir na hora de aprender:

QUERO-QUERO – LALAU

Quero,
Quero voar.
Quero,
Quero cantar.
Sou porteiro
De fazendas.
Sou guardião
Das terras.
Tudo o que
Espero
É ser sempre
Quero-quero

A ÉGUA E A ÁGUA – CECÍLIA MEIRELES

A égua olhava a lagoa
com vontade de beber água.
A lagoa era tão larga
que a égua olhava e passava.
Bastava-lhe uma poça d’água,
Ah! mas só daqui a algumas léguas.
E a égua a sede aguentava.
A égua andava agora às cegas
de olhos vagos nas terras vagas,
buscando água.
Grande mágoa!
Pois o orvalho é uma gota exígua
e as lagoas são muito largas.

ESPERANÇA – ROSEANA MURRAY

Muitos são os que carregam
água na peneira,
como disse o poeta
Manoel de Barros,
e esperança como estrela
na lapela.
Muitos são os que acreditam
em coisas simples e limpas,
em coisas essenciais,
amor, amizade, delicadeza,
paz,
e tantas outras palavras,
antigas e urgentes.

FONTE – ROSEANA MURRAY

Como trapezista
alcançar o outro
num salto:
mergulhar em seus olhos,
navegar até o fundo.
Alcançar o outro
no que ele tem
de mais belo,
de luz e mel,
delicadeza e mistério.
E, então, beber a água
limpa
dessa fonte.

Espero que tenham curtido essa viagem no mundo dos poemas e das palavras! Que tal assinar a newsletter Universo Maker? Receba os conteúdos assim que eles entram para essa galáxia de experiências e aprendizados. A sua família vai adorar.

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *