Atividades Manuais para Crianças e o Seus Benefícios

A tecnologia, sem dúvidas, ajuda no desenvolvimento mas as atividades manuais para crianças são ainda as melhores opções para trabalhar coordenação motora, paciência e várias outras habilidades.

Chegou o momento de ficar 24 horas desconectado, depois de ler esse artigo, claro! Esse é o momento de propor uma atividade que, além de poder ser feita em família, exigirá apenas muita concentração e tempo de dedicação.

Preparados para a nossa lista de atividades manuais para crianças e seus benefícios? Boa leitura!

atividades manuais para crianças

Direto ao assunto

Benefícios das atividades manuais

No geral, os benefícios das atividades manuais estão longe de se aplicar somente para as crianças. Funciona tão bem fazer uma atividade manual, seja artística ou um jogo, que até os médicos recomendam para melhorar a qualidade de vida.

Os benefícios mais conhecidos são:

  • reduzir o estresse;
  • permitir capacidade de expressão de sentimentos;
  • melhora a coordenação motora;
  • melhora a concentração;
  • reduz a ansiedade;
  • trabalham a criatividade e imaginação.

Com essa listinha, fica fácil querer parar tudo, ficar offline e buscar uma atividade manual para fazer sozinho, ou chamar a família toda para participar!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Atividades Manuais para Crianças

Jardinagem

A jardinagem não precisa ser profissional, conseguir plantar um feijão no algodão e acompanhar o crescimento, é jardinagem também. Outra atividade legal é fazer uma horta em família, plantar alguns temperos, folhas e colocar a mão na terra.

Mexer na terra é muito bom para controlar a ansiedade e estresse, então se tem crianças agitadas ai, recomendamos fazer um espaço com plantinhas e deixar as crianças se divertirem!

Pintura

O dom para a arte pode estar aí e não estar sendo trabalhado, já pensou nisso? Suposições a parte, a pintura é mais uma forma maravilhosa de fazer as crianças fazerem atividades manuais e além de ser muito bom para reduzir estresse e ansiedade, também trabalha a coordenação motora, criatividade e imaginação.

Pegue algumas tintas, papéis ou tecidos, coloque uma música de fundo e deixe a imaginação funcionar. No final da atividade, que tal uma exposição de artes para toda a família?

Instrumentos musicais

Música é sempre música! Tocar um instrumento musical trabalha além de todos os benefícios citados, trabalha também a matemática, sabia? Entender os tempos e as notas, ritmo, vai além da percepção artística e requer muito estudo e dedicação.

Tocar bateria, violão, teclado ou algum instrumentos de sopro é uma excelente atividade manual para crianças.

Modelagem

Brincar com massinhas de modelar, ou blocos de montagem para construir algo é uma excelente atividade manual que pode distrair por horas e relaxar enquanto a brincadeira acontece! E sabe qual a melhor parte de brincar de modelar? É que você pode fazer seu o próprio slime e já começar a se divertir com as atividades manuais nesse momento.

Qual a sua favorita?

Claro que colocamos aqui apenas 4 atividades, mas existem várias outras tão interessantes quanto. Qual a sua favorita? Marque a gente nas redes sociais e nos conte qual a sua atividade manual favorita para fazer sozinho ou em família.

Use a hashtag #UniversoMaker e compartilhe seus momentos com o Universo Maker!

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *