Precisamos Falar Sobre Preconceito Infantil

O preconceito infantil é um tema muito importante, portanto, deve ser colocado em pauta. Afinal, não, não somos todos iguais, e é essencial para as crianças entenderem e respeitarem as diferenças de cada um.

Por isso, o Universo Maker reuniu em um único artigo tudo o que você precisa saber sobre o assunto para garantir um mundo melhor para as nossas crianças. Então fique até o final e boa leitura!

Preconceito Infantil

Direto ao assunto

Tipos de preconceito

Existem diversos tipos de preconceito enraizados na nossa cultura. Contudo, vamos listar os sete tipos principais:

Preconceito religioso

Preconceito religioso é quando há a discriminação de uma pessoa por conta de sua fé. Aqui no Brasil, assim como em diversos países, a intolerância religiosa é crime.

Preconceito social

Já o preconceito social é aquele que discriminam uma pessoa pelo seu status social. Exemplo: renda, nível de escolaridade, quantidade de bens, etc.

Preconceito racial

Infelizmente, o preconceito racial é um dos mais conhecidos dessa lista. Ele se caracteriza por julgar que uma pessoa é inferior à outra pela cor da pele. Assim como em outros países, o racismo é crime no Brasil.

Preconceito cultural

O preconceito cultural é aquele em que se discrimina uma pessoa pela sua cultura. Por exemplo: o uso do hijabe ainda é discriminado, e se enquadra no preconceito cultural.

Preconceito linguístico

Esse tipo de preconceito pode não ser tão colocado em pauta, mas infelizmente também é amplamente difundido. Ele acontece quando discriminam alguém pelo seu modo de falar.

Preconceito de gênero

O preconceito de gênero se baseia na ideia de que um gênero é superior ao outro. Ele, assim como os outros, acarreta em diversas consequências, como o feminicídio.

Preconceito contra pessoas LGBTQIA+

Por fim, também temos o preconceito contra pessoas LGBTQIA+, que mesmo nos dias de hoje ainda é muito comum.

Aprender para desaprender

Segundo Nelson Mandela:

Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar.

Algumas pessoas acreditam que quando se conversa sobre preconceito com uma criança, aí sim é que ela vai se tornar preconceituosa.

Mas essa ideia não poderia estar mais errada: quando os responsáveis ficam calados diante do preconceito, na realidade eles reforçam o preconceito estrutural nas crianças.

Então, nós precisamos falar sobre isso.

Como atitudes dos pais podem incentivar o combate ao preconceito infantil

Querendo ou não, as crianças imitam os adultos. Segundo o psicólogo do desenvolvimento Moritz Daum, elas possuem esse comportamento para construir um sentimento de pertencimento, e não conseguem distinguir se são atitudes adequadas ou não.

Por conta disso, o primeiro passo para se ir contra o preconceito é não praticando ele: sem esse exemplo em casa, a criança não vai ter como praticar o que não conhece.

O segundo passo é proteger a criança das influências externas. Explique a ela o que significa preconceito, fale de seus perigos, e faça com que ela realmente entenda suas problemáticas. Com a criança realmente entendendo a importância de combater o preconceito, ela não irá se abater com as influências externas.

O terceiro passo é o reforço. Reforce sempre o que significa preconceito e o quão mal ele faz para as pessoas, para que a criança sempre tenha em mente que ela também é responsável por promover um mundo melhor.

Conhecendo culturas diferentes

Que criança não gosta de conhecer coisas novas? Apresentar culturas diferentes significa abrir a mente da criança para novas possibilidades, e torná-la mais aberta para pessoas cada vez mais diferentes.

Para isso, não é necessário viajar até o lugar gastando muito dinheiro: basta assistir de graça a vídeos na internet sobre culturas diferentes das suas. Vocês conhecerão diversos lugares incríveis, e quem sabe até não fazem uma noite temática sobre o que aprenderam?

Além disso, conhecer culturas diferentes possui as seguintes vantagens:

  • ampliar a visão de mundo;
  • maior facilidade em praticar novos idiomas;
  • melhora a capacidade cognitiva;
  • aumenta a criatividade.

Como lidar com os primeiros sinais de preconceito infantil

Acolha. Acolha para entender o porquê da criança ter agido com preconceito. Depois de acolher, converse com ela para que ela entenda que a atitude dela foi errada.

É importante também conversar com a diretoria da escola para averiguar se é comum esse tipo de situação naquele ambiente e, se for, convém bater um papo com outros responsáveis de colegas de classe.

Como ensinar as consequências do preconceito para as crianças

Uma boa forma de ensinar as consequências do preconceito para as crianças é mostrando-as a realidade do mundo:

  • ao ver uma novela, geralmente os negros fazem papel de empregados e os brancos fazem papel de ricos;
  • ao entrarmos em um grande centro comercial, a maioria da liderança é composta por homens brancos;
  • é difícil vermos dois homens ou duas mulheres de mãos dadas na rua.

Essas são algumas das diversas consequências que o preconceito tem na nossa sociedade, que não são diretamente agressivas, mas que afetam muitas pessoas.

Quando procurar ajuda profissional

Deve-se procurar ajuda profissional quando somente a conversa não se mostra eficaz para a criança. Sendo assim, os responsáveis podem procurar por um psicoterapeuta para melhor auxiliá-la nessa e em outras questões.

Conteúdos exclusivos

Gostou desse conteúdo? Aqui no Universo Maker produzimos semanalmente conteúdos exclusivos pensados para ajudar você, responsável, a entender um pouco melhor como funciona essa espaçonave que é a infância.

Ative as notificações de push aqui do blog e nos siga no Instagram para muito mais!

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *