Volta às Aulas na Pandemia: Um Guia Completo Para os Pais

A pandemia de covid-19 trouxe desafios inéditos para os pais. O novo normal estabeleceu-se na rotina de todas as instituições, por isso, é inevitável pensar em como fica a volta às aulas na pandemia. Após quase um ano de aulas online para todas as séries, está na hora das escolas voltarem a funcionar, mesmo que com capacidade reduzida.

Médicos, enfermeiros, professores e pedagogos discutem muito sobre a questão. A solução foi a volta com o sistema híbrido, de modo que a pandemia afete a vivência escolar o mínimo possível, ao mesmo tempo em que alunos e família ainda fiquem protegidos do vírus.

Assim, existem algumas práticas e medidas preventivas que precisam ser incentivadas, a fim de que ir à escola não signifique colocar toda a família em risco. Para saber como proceder com a volta às aulas super excepcional de 2021, o Universo Maker baseou-se nas orientações da Organização Mundial da Saúde para te ajudar! Vamos ler quais são as principais orientações?

Volta às Aulas na Pandemia

Direto ao assunto

Converse e explique para as crianças o porquê da nova rotina escolar

Criar uma rotina leva tempo, quebrá-la não. É por isso que os pais precisam incentivar todo o processo de aprendizado e de resiliência desde a primeiríssima infância. Apenas assim os pequenos conseguirão adaptar-se melhor às mudanças, de modo que criar novos costumes não custe muito.

Ao pensarmos nas principais questões que a pandemia de COVID-19 nos fez refletir, com certeza a valorização da rotina escolar é uma delas. Seja para os alunos das primeiras séries, que tem seus horários de brincadeira e soneca na escola, seja para os mais velhos, que possuem maior número de conteúdos, o ambiente pedagógico não conseguiu ser totalmente substituído pelo EAD.

Por isso, profissionais optaram pela volta às aulas com o sistema híbrido, que consiste na alternância de turmas e turnos, de forma que os alunos se reencontrem, mas sem aglomeração. Assim, antes de mais nada, é preciso que as crianças entendam que o coronavírus é algo muito sério, para que possam efetivamente pensar de forma coletiva ao irem para a escola.

Abuse de meios diferentes para que as crianças realmente entendam o que está acontecendo

Para explicar a intervenção no dia a dia causada pela COVID-19, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) recomenda que os pais tenham uma conversa franca com seus filhos, sem esconder os reais problemas que o vírus traz e, ao mesmo tempo, sem demonizá-lo.

Por outro lado, explicar questões avançadas de biologia para os pequenos também não dá muito certo. Por isso, a solução está nas músicas lúdicas e até nos quadrinhos – a “A Saga do Covid” é uma HQ criada pelos alunos de Medicina da Universidade Federal do Paraná que ajuda muito qualquer faixa etária a descomplicar a doença

Ajude a criar os hábitos de higiene necessários para a volta às aulas na pandemia

Outro ponto que os profissionais da saúde sempre ressaltam é a importância dos hábitos de higiene para uma prevenção eficaz. Em tempos de covid, se rotina é essencial, hábitos de higiene são urgentes! Então a dica é fazer uma lista com os principais afazeres das crianças durante e após a escola.

Esse momento também pode ser uma oportunidade de passar o tempo em família. Usando cola, glitter e muito lápis colorido, você pode se basear nessas recomendações da OMS para fazer um cartaz ilustrado com a lista de alertas e “regrinhas” da volta às aulas na pandemia:

  • use máscaras;
  • use sabão e água ou álcool em gel;
  • não toque nos olhos, no nariz ou na boca;
  • fique em casa se você se sentir indisposto;
  • mantenha uma distância de pelo menos 1 metro dos amiguinhos e funcionários;
  • nada de compartilhar objetos pessoais como lápis, borracha e apontador;
  • lave suas mãos com frequência e com a duração de dois “Parabéns Pra Você”;
  • cubra seu nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar;
  • se tiver febre, tosse ou dificuldade para respirar, fale com alguém da sua família, pois é preciso ir ao médico.

Verifique a carteirinha de vacinação do seu filho

Por último – e nada menos importante – manter a carteirinha de vacinação das crianças em dia é outra medida de saúde que não deve ser relegada. Segundo o DATASUS, o índice de vacinação durante a pandemia caiu muito, cerca de 17%.

Apesar da vacina do coronavírus estar disponível apenas para os idosos desde o começo do ano de 2021, a pandemia também trouxe a temática da importância de seguir o calendário de vacinação. Por isso, o Ministério da Saúde elaborou o lembrete abaixo para que os pais possam se organizar nas vacinas obrigatórias dos quatro primeiros anos de vida de seus filhos. Confira!

Calendário Nacional de Vacinação — Português (Brasil)

É fato: além de contraírem a doença, os pequenos ainda não se livram do alto potencial de transmissão para o grupo de risco. Por isso, com a volta às aulas na pandemia, vamos cuidar da saúde de todos seguindo o que o Ministério da Saúde e todos os outros os órgãos públicos recomendam.

Para continuar aprendendo, assine a newsletter do UM e continue acompanhando os posts do blog. Aproveite também para deixar um comentário contando a sua experiência com a pandemia, estamos de olho!

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *