O inverno chegou, mas as crianças não querem saber de passar essa época vendo TV debaixo do cobertor.
Em primeiro lugar, existem diversas brincadeiras para fazer no inverno. Afinal, não é só no verão que as crianças podem se divertir. O frio pode até dar uma preguiça maior, mas nada impede a energia dos pequenos.
Por isso, o Universo Maker preparou um post com as top 8 brincadeiras para fazer no inverno sem sair de casa. Fique até o final, boa leitura e boa diversão!
Direto ao assunto
Livro sensorial – 1 ano
O livro sensorial é um livro interativo desenvolvido para crianças que tem o objetivo de estimular a coordenação motora. Ele pode ser encontrado ou feito em diversos formatos, como pano, E.V.A ou feltro. E além disso, pode conter diversas brincadeiras, já que normalmente cada página equivale a uma atividade.
Dentre seus benefícios, podemos citar melhorias na:
- coordenação motora;
- curiosidade;
- concentração;
- criatividade;
- autonomia.
Assim, você pode criar um livro completamente personalizado com o gosto da criança, ou então comprar um genérico. O que vale é a diversão!
Boliche – 2 anos
Jogar boliche pode ser muito fácil, e trazer essa brincadeira para dentro de casa mais ainda!
Para isso, é simples: junte 10 garrafas PET e faça uma bola com uma meia. Vocês podem brincar de matemática junto, com cada pino valendo um ponto. Separe uma folha de papel e uma caneta e peça para que a criança faça um traço a cada ponto. Então, no final, ela vai contar quantos pontos fez!
Confira alguns dos benefícios do boliche:
- equilíbrio;
- raciocínio;
- flexibilidade;
- postura.
Acerte o alvo – 3 anos
Essa brincadeira pode ser antiga, mas a diversão é certa! Para brincar, primeiramente você vai precisar de um espaço no chão. Depois, demarque com fita crepe o espaço que deve ser acertado. Por último, corte pedaços de papel higiênico, faça bolinhas e jogue em cima da área demarcada! Quem mais acertar perto do centro vence.
Alguns dos benefícios da atividade são:
- coordenação motora ampla;
- habilidade de arremesso;
- habilidade de mira.
Armadilha – 4 anos
Imaginem que vocês são dois super heróis numa missão secreta quando se deparam com uma… Armadilha! Vocês precisam passar para o outro lado, mas a passagem está cheia de lasers ultra congelantes. E aí, o que fazer?
São diversas as histórias que você pode criar para essa brincadeira, que só precisa de dois materiais: fita para servir de armadilha e fita para grudá-la na parede. O objetivo é passar pelo corredor sem encostar em nenhuma parte, e ganha quem fizer o trajeto em menor tempo.
Seus benefícios são vários, como por exemplo:
- coordenação motora;
- e equilíbrio, por exemplo.
Mímica – 5 anos
Afinal, quem não se diverte com mímica? Nessa idade, a brincadeira faz com que a criança tenha que pensar no que cada palavra significa, estimulando o raciocínio.
Para brincar, vocês devem se dividir em equipes. Então, a cada rodada uma pessoa de cada equipe tem que escolher uma coisa e fazer mímica dela, sem dizer nada, para que o seu grupo acerte o que é. Por fim, ganha o time que acertar mais palavras!
Os benefícios da mímica são:
- melhoria na coordenação motora;
- aprendizado ao transmitir emoções;
- desenvolvimento da imaginação e criatividade.
Bingo de letras – 6 anos
Geralmente, com 6 anos as crianças estão passando pelo processo de alfabetização. Então, o bingo de letras é uma ótima atividade para ajudar nessa etapa.
Para brincar, é só colocar em cada cartela uma série de letras e entregar uma para cada jogador. Logo depois, vocês devem sortear uma letra. Assim, se a letra sorteada estiver na sua cartela, você pode marcar com um X. Enfim, ganha quem marcar todas as letras da cartela com X primeiro!
Por fim, confira alguns benefícios do bingo de letras:
- ajuda na alfabetização;
- agilidade cognitiva;
- desenvolve a destreza mental.
Origami – 7 anos
Segundo o site Toda Matéria:
O origami é uma arte oriental que consiste em fazer dobraduras de papel, formando assim pequenas esculturas.
Etimologicamente, a origem da palavra advém das junções dos termos em japonês ori, “dobrar”, e kami, “papel”. Tradicionalmente, as figuras representadas são elementos da natureza, como animais e plantas, sendo que cada um tem um significado específico.
As crianças ficam maravilhadas quando veem a infinidade de coisas que podem ser criadas com apenas um pedaço de papel – ainda mais com a facilidade em fazer algumas figuras, como o famoso Tsuru.
Então, conheça os benefícios do origami para as crianças:
- coordenação óculo-manual;
- coordenação motora fina;
- estímulo da concentração;
- ativação da memória;
- paciência.
O que mudou? – 8 anos
Essa brincadeira não é muito conhecida, e vai exigir muita atenção dos pequenos.
Dessa forma, o jogo funciona da seguinte maneira:
- escolha um ambiente para brincarem, e deixe que as crianças analisem cada parte;
- depois, peça para que elas saiam desse cômodo;
- mude alguma coisa e chame os pequenos de volta.
O grande desafio é que as crianças descubram o que mudou no ambiente.
Seus benefícios são:
- ativação da memória;
- paciência.
Brincadeiras para fazer no inverno
Não importa a brincadeira, tudo fica melhor quando se entra no clima. Por isso, entre no clima da diversão! Não deixe que o frio atrapalhe a brincadeira de vocês.
Gostou desse conteúdo? Então ative as notificações de push aqui do blog e nos siga no Instagram para muito mais!