O Impacto Da Pandemia Para As Crianças E Como Combatê-lo

Os responsáveis precisam saber qual o impacto da pandemia para as crianças e como combatê-lo com o objetivo de reverter esse cenário.

Inicialmente o isolamento era para durar apenas 15 dias, mas agora já passamos dos 500. E se nem nós adultos aguentamos mais, imaginem as crianças

Contudo, precisamos prestar atenção em um grande problema: muitas delas estão sofrendo com atraso na fala, perda motora e ansiedade.

Então, o Universo Maker preparou um artigo para falar sobre o impacto da pandemia para as crianças e como combatê-lo. Fique até o final e boa leitura!

O Impacto Da Pandemia Para as Crianças E Como Combatê-lo

Direto ao assunto

O desenvolvimento infantil

O desenvolvimento infantil possui muitas particularidades, e é um processo completamente singular: depende de criança para criança. Cada uma tem o seu próprio tempo e ritmo de fazer e aprender as coisas, como andar ou falar. 

Além disso, são muitas as variáveis externas que também interferem nesse processo, como a socialização, atividades pedagógicas e a família.

Essas interferências externas influenciam muito no desenvolvimento infantil, principalmente no que especialistas chamam de Primeira Infância.

A importância das influências externas

Para facilitar o entendimento do desenvolvimento infantil, os especialistas dividiram a infância em quatro períodos: Primeira Infância, Fase Pré-Escolar, Período de Latência e Estágio da Puberdade. 

A Primeira Infância, que compreende desde o nascimento até seus cinco anos de idade, é caracterizada pela fase de descobrimento do mundo externo.

Aqui, o que a criança aprende tem impactos para a vida inteira, e é a época em que o cérebro mais se desenvolve em termos estruturais. Portanto, as influências externas são muito relevantes para elas nesse momento, se tornando quase como essenciais no desenvolvimento.

O Impacto Da Pandemia Para as Crianças E Como Combatê-lo 

A vida de todo mundo mudou com a pandemia da covid-19, inclusive dos nossos pequenos. Por ser uma situação nova, no começo ninguém sabia ao certo o que fazer a não ser se isolar, e permanecemos distantes até agora. 

Então, de um dia para o outro, as crianças ficaram sem as influências externas. E elas estão sentindo esse impacto: seja com o atraso na fala, perda motora, ou até mesmo ansiedade.

Conforme reações relatadas pelos pais em estudo em Shaanxi, na China, com 320 crianças e adolescentes:

  • 36% disseram dependência excessiva dos pais;
  • 32% desatenção;
  • 29% preocupação;
  • 21% problemas no sono;
  • 18% falta de apetite;
  • 14% pesadelos,
  • 13% desconforto e agitação.

Ou seja, é inegável que eles também sofreram com essa pandemia.

De acordo com a especialista em psicologia infantil Maria Beatriz Linhares:

As crianças sentem e reagem a isso, mas não têm um repertório de enfrentamento para lidar com essas adversidades. É aqui que o cuidador vai ser fundamental para desenvolver interações e relações afetivas.

A importância dos responsáveis nesse momento

Portanto, assim como a especialista disse, é muito importante que os responsáveis estejam atentos nesse momento. É preciso olhar cada criança com cuidado e atenção para que elas se sintam emocionalmente acolhidas. 

Além disso, o olhar mais cuidadoso também pode evidenciar alguns problemas mais sérios que só podem ser resolvidos com ajuda profissional.

O essencial é que os sentimentos da criança estejam sendo ouvidos e levados em consideração e que o ambiente familiar seja acolhedor o suficiente para lidar com qualquer problema.

Como tornar um ambiente mais acolhedor

De acordo com um estudo do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), é possível tornar a casa um ambiente mais acolhedor através de atitudes dos próprios responsáveis. Assim, as recomendações são pautadas nos seguintes tópicos:

  • entender sentimentos;
  • preservar a rotina;
  • delegar tarefas de casa;
  • possibilitar o contato com os amigos;
  • elogiar a criança;
  • dedicar tempo a fortalecer os laços da família;
  • estimular atividades físicas.

A seguir você verá uma explicação de cada um deles.

Entender os sentimentos da criança

Procurar entender os sentimentos da criança é um grande passo para tornar a casa um ambiente mais acolhedor. Ela precisa sentir segurança e confiança nos responsáveis para trabalhar melhor suas próprias habilidades socioemocionais. 

Uma boa dica da criança entender os seus sentimentos é contar com a ajuda da arte ou dos esportes para expressá-los.

Preservar a rotina

Preservar os horários de acordar e de ir dormir é uma ótima dica. Além de diminuir a ansiedade por manter a sua rotina normal, evita a falta de sono e possíveis trocas de dia pela noite.

Delegar as tarefas de casa

Delegar as tarefas dentro de casa, na medida do possível, pode também trazer benefícios para as crianças. Isso porque o responsável consegue fazer junto com a criança, dando sentimentos de pertencimento, responsabilidade, e estreitando os laços familiares.

Possibilitar o contato com os amigos

Já falamos mais acima da importância das influências externas, por isso, possibilitar o contato com seus amigos, mesmo que virtualmente, é essencial para seu desenvolvimento.

Além disso, para não se sentirem sozinhas é muito importante que elas mantenham o contato com suas amizades, mesmo em telas.

Elogiar a criança

Ainda de acordo com o estudo:

Elogiar a criança por atos bem feitos (desde manter o silêncio quando lhe foi pedido, até brincar ou comunicar-se corretamente), aceitar os eventuais recuos em etapas que já haviam sido superadas (como chupar dedo ou fazer manha) como sinais de insegurança que devem ser tratados com carinho, não broncas.

Em suma, é muito importante elogiar a criança para que ela se sinta amada.

Dedicar tempo a fortalecer os laços da família

Dedicar tempo a fortalecer os laços da família não vai fazer bem só para os pequenos, mas para os adultos também. 

Aqui no Universo Maker temos várias experiências manuais para fazer com toda a família que com certeza vão gerar momentos de guardar na memória.

Estimular atividades físicas

Por fim, estimular as atividades físicas possíveis dentro do isolamento. Não é porque ela é a última recomendação que vai ser a menos importante, muito pelo contrário: praticar atividades físicas é muito importante para a saúde das crianças.

Elas estimulam o desenvolvimento cerebral, coordenação motora e previne o aparecimento de doenças.

A criança em pauta

Gostou desse conteúdo? Aqui no Universo Maker sempre trazemos artigos que tenham a criança em pauta. Então, para saber assim que um post novo é lançado, basta ativar as notificações de push aqui do blog!

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *